Ontheroad – Serra do Rio do Rastro

(And all the roads we have to walk are winding/São Paulo 23 graus) A viagem de vinda para São Paulo foi bem diferente, normal a gente sair no final da tarde e aproveitar a noite e madrugada para viajar mais tranquilamente, com menos trânsito e principalmente no verão com menos calor.

Saímos as 6 da manhã de quinta-feira rumo a Lauro Muller, onde passaríamos a noite, depois que subíssemos a Serra do Rio do Rastro, uma das estradas mais sinuosas do Brasil, com toda certeza. Subir descer era a missão, porque são sensações totalmente diferentes.

20181220otr

Fiquei imaginando de cara, assim que saímos da BR101 que seria incrível fazer aquilo com um Aircooled. Óbvio que foi ótimo fazer de Duster, mas os cachorros sofreram um pouco com tantas e tantas curvas. Hoje eu pensaria em deixá-los no hotel e fazer o caminho sem eles.

Subir exige bastante do motor, porque é primeira e segunda o tempo todo. Desligamos o ar, abrimos os vidros pra ver melhor, deixar o ar entrar, um pouco da água que cai das pedras. Antes de chegar a parte mais crítica ultrapassei um caminhão que ia atrapalhar a vista.

20181220otr2

Sensacional, quem tiver oportunidade que vá.

Lá no topo da serra fomos num parque eólico, que tem algumas paisagens incríveis, inclusive uma que é do Cânion da Ronda, com 1448 metros de altura. Num dia tão azul como aquele, você olhava e o azul do céu se juntava com o horizonte, sem que você soubesse exatamente onde acaba.

20181220otr3Almoçamos por lá, no mirante da Serra, tem um restaurante, quiosque com água, sorteve, picolé e lanches em geral. Nisso ouvi uma história que dois caminhões haviam batido, um descendo e outro subindo. Pensei de cara que isso ia demorar muito pra se resolver.

Depois, até por causa do acidente, seguimos adiante até a próxima cidade, Bom Jardim da Serra. Tão pequena e vazia que perguntei pra Vívian “hoje é quinta né?”, ela disse “não, hoje é domingo”. Eu retruquei “parece né?”. Não tem muito pra ver, o que tem é tudo no meio do mato.

Voltamos pro mirante, do final da serra. Paramos no posto da Polícia que tem ali. Vívian desceu conversou com o Policial, que estava muito Puto com batida dos caminhoneiros, segundo ele foi imprudência de um deles. Bom, paramos mais um pouco, soltamos os cachorros, tiramos mais umas fotos, sentamos na beira do precipício, contemplamos a paisagem e ao ver que  estrada já estava fluindo, resolvemos descer a ladeira.

A certeza, pelo menos pra mim, que foi uma das melhores coisas que fizemos em nossos deslocamentos do RS para SP. E quem sabe não repetimos de Aircooled? Um dia!

Abaixo um vídeo de parte da Subida: