Foi no 29 de setembro de 2007 que o Brasil conquistou a sua segunda medalha em Mundiais com uma seleção renovada, com alguns nomes novos e alguns já bem rodados. O Time Midi tinha experiência, mas tinha novidades.
Abaixo o time recém classificado. Julho de 2007, acho.
Alex/Tyller (Pastor de Shetland), Aurélio/Cacau (Pastor de Shetland) e Samy/Dana (Border Collie). Essa era a formação que foi para a Noruega. Era 100% de renovação em relação ao ano anterior, ainda que Alex tenha estado em 2005, mas não em 2006, Samy também havia competido em anos anteriores. Aurélio e Cacau eram totalmente zerados em pistas de mundiais.
Mas de 2006 para 2007 mudou tudo e isso muda muito a dinâmica.
Eu me lembro que o Aurélio estava muito feliz por estar no Mundial, esse era o sonho dele. E Cacau era muito contestada naquela época, sempre foi, mas havia aquela desconfiança. Como colocar um cara que vai pro primeiro mundial, com o seu primeiro cachorro com desempenho melhor? Mas na real, embora todos saibam que esporte é uma loteria, essa é uma discussão meio ridícula.
Dava pra discutir também sobre a Dana ou Tyller, se Samy conseguiria levar a Border Midi louca até o final das pistas do time, e até mesmo se Tyller era Midi mesmo. hehehe.
As provas dos mundiais são na nossa madrugada, pelo menos as disputadas na Europa, e 99% das vezes são, a gente só consegue acompanhar se vagabundiar durante o dia pra ficar acordado a noite. Naquele 29 de 09 de 2007, o Brasil terminou o Jumping na 9ª colocação.
Era uma vitória enorme, por tudo que já relatei acima. Mas ai veio o Agility e o Brasil foi ainda melhor. No finado MSN a galera torcia loucamente. Não tinha Whats, Youtube, Transmissão, Facebook, saca? Era o MSN e deu. Mais o site onde eu atualizava as informações, outros e bons tempos.
A secação foi grande para que entre os outros oito times que viriam depois alguém se desse mal. Esporte é isso. Também é desejar o “mal” do outro. Seis foram pro saco e o Brasil Midi ficou com a terceira colocação.
Sempre que eu me lembro de 2007 eu lembro que o Brasil em 2008 mandou no Mundial da Finlândia. Em termos de time foi a melhor equipe. Óbvio que conquistando dois títulos naquele ano seria impossível não ser. Mas os midis novamente foram muito bem, era praticamente o mesmo time, porém no lugar de Dana havia Theo.
Terminaram na 6ª posição o Mundial. Na ocasião tirando as medalhas, e um 5º lugar do time Standard em 2003 era a melhor posição de um time Brasileiro. Ou seja o sexto melhor resultado de um time Brasileiro em Mundiais.
Enfim… 10 anos já.