Dia 293.2024 – Top 50 – 43º – The Greatest Hits I Queen

O ano é 1973, o Queen lança seu primeiro disco. Rock inglês, não tem como discutir, o Rei é americano, mas os ingleses tem as melhores bandas. Agora vejam essa listinha de lançamentos da safra 73, de alguns dos ingleses:

Led Zeppelin – Houses of Holy
Black Sabbath – Sabbath bloody Sabbath
Pink Floyd – The Dark Side of the Moon

São três pedradas violentíssimas de três bandas totalmente diferentes, pilares de sustentação do Rock. E aí vem esse quarteto que traz um rock mais feliz. Porque se você escutar os três discos citados acima e ouvir depois o “Queen 1” notará uma incrível diferença. Parece que eles pegaram doses generosas de sol. Roger Waters (Pink Floyd), Ozzy Osbourne (Black Sabbath) e Robert Plant (Led) regulavam de idade. Waters de 1943, Ozzy de 1948, Plant 48 e Freddie Mercury de 1946. Todos filhos do pós guerra na Inglaterra, que cresceram convivendo com a reconstrução e recessão. Nem dá pra dizer que é outra geração.

O Queen foi o último a gravar e fazer sucesso.

20240314queen

Penso que surgindo hoje, do nada, brotou ali num canto, não seria uma banda de Rock e sequer teria feito as grandes obras que fez. Talvez tivessem sido boas também, não sei se épicas como algumas que vou citar mais adiante são. 50 anos nos separam desses tempos. A mídia é outra, o formato é outro, as redes também.

The Greatest Hits I

Pulamos então para 1981, ano do lançamento dessa coletânea. Em 8 anos foram 8 álbuns e sem sombra de dúvidas a melhor parte da vida da banda. Salvo raras exceções elas tem seu melhor momento nos primeiros 8 ou 9 anos. Depois é raro ver algo melhor, o impacto de ser novidade já não existe e inventar o ovo todos os dias requer muita energia.

Essa produção anual parece bastante com o que aconteceu com o Elton John, citei aqui. Trabalhos seguidos, ano após ano, produziram músicas incríveis, mas tem discos onde apenas uma delas é fora da curva e as demais são medianas. Ocorre com o Queen. Os discos 1973 e o primeiro de 1974 não tem nenhum sucesso relevante e apenas o segundo álbum de 1974 “Sheer Heart Attack” tem “Killer Queen” que pra mim é ok.

20240314queen2

São 17 faixas. Não sei como conseguiram colocar tantas músicas em um LP. Poderiam ser 14 ou até 12, mas com discussões do que deveria ser retirado. Killer Queen, Good Old-Fashioned Lover Boy, Flash e Seven seas of Rhye pra mim poderiam tranquilamente ser cortadas. E adicionada Love of my Life. Notem que Under Pressure não está na lista, porque essa é uma coletânea que vai até 1980. Essa música foi gravada e lançada como single em 81. Posteriormente lançada no disco de 82.

O álbum abre com a icônica e trabalhosa, controversa, obra prima Bohemian Rhapsody. Todos os adjetivos não são suficientes. Vale uma postagem apenas para falar dela. As músicas que vem na sequência todas são boas. Eu gosto bastante de Bycicle Race e Don’t Stop me Now, que são clássicos e da menos conhecida Fat Bottomed Girls, que nesse disco tem uma versão alternativa, talvez pra caber no disco ou pra rádio.

É difícil não falar sobre cada faixa do álbum que finaliza com o duo We Will Rock You e We are the Champions, que não podem ser separadas e nem deveria ser reproduzidas uma sem a outra. A segunda começa exatamente após o final da primeira. Eu tinha esse disco e nele não tem divisão de faixa entre elas.

20240314queen3

O Queen nasceu na época certa e vive na época correta. Dia desses escutei uma operadora de telefones usou “Don’t Stop me Now” em uma propaganda. E a música é extremamente moderna. Os vocais singulares do Freddie Mercury, as guitarras melódicas e cremosas do Brian May, as linhas de baixo sempre impecavelmente colocadas pelo John Deacon e a bateria precisa do Roger Taylor produziram obras que fizeram da banda uma das maiores da história.

Se nenhum álbum foi sensacional ao ponto de estar na lista dos 50 mais vendidos. Juntar todas faz da coletânea talvez a melhor de todos os tempos de uma banda de Rock. E estamos falando apenas do volume I. Depois de 80 ainda tem umas boas de umas 10 músicas de safras poderosas, massssss aí é outra história.

Lado A
01. Bohemian Rhapsody
02. Another One Bites The Dust
03. Killer Queen
04. Fat Bottomed Girls
05. Bicycle Race
06. You’re My Best Friend
07. Don’t Stop Me Now
08. Save Me

Lado B
01. Crazy Little Thing Called Love
02. Somebody To Love
03. Now I’m Here
04. Good Old Fashioned Lover Boy
05. Paly The Game
06. Flash
07. Seven Seas Of Rhye
08. We Will Rock You
09. We Are The Champions