Dia 288.2024 – Top50 – 41º Carole King – Tapestry

(you just call out my name/Gravataí 27 graus)

A pergunta que não quer calar: quem diabos é Carole King? Ela é primeiramente uma compositora, com inúmeras músicas gravadas por diversos cantores e bandas. Entre os usaram suas composições estão, aquele pessoal quase anônimo de Liverpool, os “The Beatles”. É fácil entender e posicionar o álbum Tapestry, segundo tragalho solo, no universo de Nova Iorque da década de 70 de onde saíram por exemplo os já citados aqui Simon e Garfunkel.

20240326carole2

A música em si não é ruim, é óbvio, se fosse ruim não teria vendido mais de 25 milhões de cópias, tão pouco recebido quatro Grammy, só não é o tipo que eu escutaria por conta própria. Falando bem sério eu sequer sabia da existência dela. Mas conhecia algumas das músicas por ela compostas. Aqui no Brasil a gente sabe nada sobre muito que é produzido em outros países musicalmente falando. Da Argentina que é aqui do lado temos conhecimento zero, e eles tem um monte de bandas de Rock interessantes. Imagine então de uma pianista Folk da década de 70.

Colocando a sua voz tranquilamente entre os acordes do piano que toca, raramente subindo muito o tom das notas enquanto canta, lembra bastante o James Taylor. E é aí que começamos a cruzar os pontos pra melhor absorver. A principal música do disco é “You’ve got a Friend” gravada também pelo cantor que já tinha mais sucesso na época de forma ascendente. Sem sombra de dúvidas essa música elevou o nível geral do trabalho e muito, porque a melodia e letra são acima da média. Inclusive foi composta para o Taylor, visando ajudar o amigo que estava passando por momentos difíceis. Não sei quais eram, todavia é o que contam as histórias.

20240326carole1

Ambas as versões, de Carole e de James foram lançadas no mesmo ano. Imagine ambas tocando no rádio. Hoje em dia isso não faria muito sentido, ninguém lançaria a mesma música no mesmo ano com artistas diferentes, e teríamos provavelmente o tal do “Feat”.

A última música do lado B é um cover da Aretha Franklin. Conforme comentei não é o estilo que eu mais gosto de escutar, porém iria bem numa tarde chuvosa comendo um bolo de chocolate e tomando um café, enquanto pensava na vida, viajando nos acordes de piano.

Lado 1

  1. I Feel the Earth Move
  2. So Far Away
  3. It’s Too Late
  4. Home Again
  5. Beautiful
  6. Way Over Yonder

Lado 2
1. You’ve Got a Friend
2. Where You Lead
3. Will You Love Me Tomorrow?
4. Smackwater Jack
5. Tapestry
6. (You Make Me Feel Like) A Natural Woman