Dia 283.2024 – Top50 – 40º Legend – Bob Marley

Num mundo em que tantos são alçados a categoria de gênios da espécie não podemos deixar Robert Nesta Marley de fora, porém façamos justiça. O nome do disco completo é:  Legend – Bob Marley and The Wailers. Grande parte do sucesso de Marley se deve a banda, no início com Peter Tosh, outro expoente do movimento, principalmente, e depois com a solidificação da sua música.

Bob morreu com 36 anos de idade em 1981, e não foi ele que inventou o Reggae como pode até parecer. É sem dúvidas o maior nome da história do ritmo caribenho. E como ocorreu com tantos outros, o fato de ter morrido cedo dá a sensação de intocabilidade.

20240402-1

O ritmo nascido na Jamaica na década de 60 é um subproduto do Ska, uma batida mais rápida comparada ao primeiro. Não vou entrar aqui em teoria musical e onde está a diferença, é chato para um crlho. Dele surgiu o Rocksteady, um pouco mais lento e depois Reggae. The Wailers foi a única que participou de todo esse processo e com ela o Bob Marley. Por esse motivo a importância de ambos. O primeiro sucesso, com Ska, e ainda com o nome antigo “The Wailing Wailers” foi 1966. Antes disso Jimmy Cliff, sim ele, fez sucesso. Apenas pra situar melhor na linha do tempo.

O que o Ska fez com a música mundial, bem como o Reggae é difícil de mensurar. Dia desses o Paralamas estava no Altas Horas, comemorando alguma coisa. E eles tem várias músicas com uma levada Ska, uma inclusive chamada “Ska”. Essa característica praticamente todas as bandas de rock dos anos 80 no Brasil tem, por influência do The Police, que beberam muito no já muito citado Ska. Voltando mais, os Beatles com “Obladi Oblada”, também tem essa levada Reggae/Ska. Eric Clapton gravou “I shot the sheriff” em 74. No Brasil Gilberto Gil tem uma versão em português de “Woman no Cry”. Enfim Bob Marley e os Wailers fizeram um estrago grandioso.

20240402-2

Legend

De 1984 o álbum é uma coletânea de grandes sucessos do Bob e banda, três anos após o seu falecimento. Li em várias descrições sobre o trabalho, que são os grandes sucessos menos as músicas de cunho político. O que é uma grande mentira. “Redeption Song”, “I shot the sheriff”, “Woman no Cry” e “Get Up, Stand up” por exemplo, se não tem essa pegada política aberta, falam de situações que são sim sociais e por consequência políticas. Por uma ou outra interpretação podem ser consideradas assim.

A Jamaica parece que é um país muito grande, e longe, muito longe. Mas é aqui “pertinho”, 10 vezes maior que Florianópolis e 10 vezes menor que Cuba. Meio do caminho para Miami e com uma população que hoje chega aos 3 milhões de habitantes. De lá, crescido numa favela saiu o criador desses hits todos. A maioria, 13 das 14, escritas por Marley, casualmente “Woman no Cry” não é dele, compactadas entre 1973 e 1980. Você pode até não gostar de Reggae, não gostar do próprio Bob Marley, do que é a cultura dele, porém não pode relevar que para a música a importância dele é tremenda.

20240402-3

Vendeu mais de 25 milhões de cópias por ser um coletânea, porém quantas delas foram feitas antes e depois sem vender tanto?

Lado A

01. Is This Love?
02. No Woman, No Cry
03. Could You Be Loved
04. Three Little Birds
05. Buffalo Soldier
06. Get Up, Stand Up
07. Stir It Up

Lado B

01. One Love
02. I Shot the Sheriff
03. Waiting in Vain
04. Redemption Song
05. Satisfy My Soul
06. Exodus
07. Jamming