Schummy – História – Parte 4

20171013sch2E aí começamos os treinos, como comentei na parte 3 da história do Schummy. Outros tempos, pouca informação na internet, um cachorro louco, e o que a gente sabia era muito antigo. Do tempo que se fazia agility com guia.

Quando comecei a fazer agility o Schummy já tinha fica, senta, deita e aqui. Buscava a bolinha e trazia. Jogava no meu pé. Bastava dizer “muito longe Schummy!” pra ele trazer pra mais perto ainda.

Pra fazer agility isso já é algo incrível. Te dá uma série de opções de de condução que cortam caminhos. Mas ele era muito louco.

Parte 3 – http://fabi.blog.br/?p=336
Parte 2 – http://fabi.blog.br/?p=273
Parte 1 – http://fabi.blog.br/?p=202

Cabe abrir aqui um parenteses pra explicar o contexto daqueles anos: o Brasil havia sido campeão mundial em 2002, mas como sempre existiu e ainda existe uma defasagem técnica entre Brasil e Europa em termos de treino e condução, aquela geração de cães não tinha boas trajetórias.

Em 2005, ano que estamos falando aqui, o Brasil já tinha uma geração de cães começando, com uma trajetória melhor. Porém eram cães que não desenvolviam todo o seu potencial, digamos que eram cães “travados”. Eram mais rápidos que a geração anterior, sem dúvidas.

Com o nosso conhecimento limitado Schummy acabou por ser treinado como os cães que foram campeões em 2002. Com técnicas do início dos anos 2000. Ia muito bem em linha reta, mas pra fazer as curvas era um drama, dava pra ficar parado esperando ele fazer a volta.

Mas vieram os Matchs e provas. O primeiro foi um evento do Clube Gaucho de Agility, em parceria com a Amigo Cão. E lá fomos nós para a primeira pista. Dias antes da prova fomos treinar no campo onde seriam montadas as pistas, em escorreguei e quebrei o dedão do pé. Acho que quebrei, porque doeu muito. Isso na quarta ou quinta anterior, a prova era sábado.

Corri com o dedo inchado e apertado dentro da chuteira.

20171013schummy1

Na primeira pista uma desclassificação, ridícula, como muitas que viriam depois. Na segunda pista um excelente zerado (foto acima). Ele simplesmente voava, colocou 10 segundos no segundo colocado. Fez 17 segundos a pista de iniciantes.

Tá certo, a pista era praticamente redonda, mas era redonda pra todos! O segundo colocado era um cão normal, não era um cão lento. Acontece que Schummy naquela época era simplesmente muito rápido.