Ah uma Brasa – motor velho novo

(pro Paraguai, ela não quis viajar) Ontem foi um dia incrível. Foi a primeira vez que tive oportunidade de ajudar no trabalho com o motor de um Volks a Ar. O carro era a nossa Brasília branca, o serviço uma simples troca de motor.

É simples, tirar e colocar um motor desses é bem tranquilo, porque é muito simples. Alguns fios, cabo do acelerador, alimentação de combustível e alguns parafusos… e Tchau, motor fora do carro. No entanto nossa missão era bem mais complicada.

20171030bw2

Ocorre que o motor que estava no carro não era do carro. Qualquer veículo cadastrado no Detran e apto para rodar nas ruas tem o número do motor vinculado ao chassis. No caso de Brasawhite o motor instalado nela não era o dela, o que estava cadastrado estava com o bloco furado.

Pra trazer o bloco original de volta ao carro, seriam necessárias as peças de três motores, mais algumas peças novas, pra garantir que as coisas funcionassem realmente. Minimizar a possibilidade de problemas.

20171030bw3Nessa foto o motor antigo, que estava no carro funcionando precariamente. Um dos cilindros já tinha ido pro saco. Talvez daí venha a falta de força do carro.

Coube ao Márcio começar os trabalhos de montagem desses dois blocos, uma metade de motor, com o número dele (correto do carro), mais outra metade de motor que ele tinha no estoque de peças na oficina. Depois uma lista de peças que precisariam ser compradas me foi dada. Consegui por um ótimo valor pistões Volkswagen, que dizem ser de melhor qualidade.

Abaixo Márcio regulando a bagaça, fase final da montagem.

20171030bw1

Pra finalizar teria que levar o carro até a oficina dele e terminar a montagem tirando o motor que estava no carro para aproveitar o que ainda não havia, principalmente os cabeçotes, que são bem caros e difíceis de achar.

Sábado foi esse dia. Ficamos das 10 da manhã até as 18 horas nesse processo. Foi um verdadeiro milagre. Um dia incrível de trabalho no motor. Márcio é um grande mecânico, aprendi demais em apenas um dia e agora a Brasawhite tá com o motor quase zerado, funcionando feito um relógio. Precisa de uma acertada aqui, outra ali, porém 200% melhor.

Abaixo a primeira vez que o motor velho novo funcionou.

O vídeo é engraçado, deveria colocar um monte de píííí devido aos palavrões, mas essa é a wibe da bagaça. Na saída Márcio disse vai com calma, eu disse que ia pela Freeway, mas não fui. Acabei indo por dentro das cidades, e por esse motivo caí num buraco perto de casa e quebrei um dos braços da suspensão traseira. Carro velho é assim mesmo. Arruma uma coisa, quebra outra.