Menos de 800

(Oh no don’t talk about it, No please don’t talk about it, Oh no don’t talk about it, It goes away/Gravataí 24 graus) Nos meus tempos de organização de provas oficiais a gente sempre perguntava “tem 800 metros quadrados?”. E esses oitocentos já deram muita dor de cabeça, pra quem organiza. Até suspensão um competidor levou por uns metrinhos a menos ou a mais.

O Pet Memorial, onde foi realizado o Américas e Caribe 2009 e várias provas nacionais e regionais, tinha uma pista toda recortada. Era difícil medir exatamente quantos metros quadrados haviam lá. Parecia ser menos que a medida mínima. Até que foi realizada uma “medição oficial” e o resultado, quase 830.

20180312petm

O que ocorria lá era um fato interessante. Os árbitros montavam uns percursos estranhos. Alguns não conseguiam ocupar todos os espaços, me lembro que numa dessas vezes sobrou tanto que dava pra montar quase um treininho do cantão que aparece na direita da imagem acima.

“Mas porque tudo isso caro blogueiro?” Você deve estar se perguntando. Ou não.

Em forma de teste, a última prova (mais recente) prova da Copa Paulista foi realizada na escola Ducão, onde a pista tem metragem menor que a necessária para ser considerada oficial.

Continua faltando um pouco de comunicação, mais comunicação para que as coisas fiquem mais claras. Quando acontece uma mudança de regulamento, por exemplo, é preciso que isso seja amplamente divulgado, para que todos fiquem sabendo, não apenas os envolvidos na criação das novas regras, por exemplo.

20180312-800

“Ah, mas a regra não mudou”, dirá alguém. Eu espero que não, eu não sei, mas nesse caso esse teste que a CBA realizou poderia ser realizado em outros lugares também.

Pergunto, será que isso melhoraria o número de locais possíveis para realizar provas? Será que estão esgotados os locais com os tão sonhados 800m² em SP?

Quanto a funcionalidade da prova eu não posso dar minha opinião. Particularmente quando eu competi em locais menores sempre foi mais fácil de conduzir, porque é mais difícil colocar todos os obstáculos em um menor espaço. Assim você corre menos.