Brasablue

Depois de comprar uma miniatura de uma Brasília que vinha junto uma pequena revista falando sobre o carro, vi uma foto de um modelo com aquele jogo de rodas do Fusca Mexicano. Pensei “tá aí um bom acessório pro meu”. Então fui ao Mercado Livre e OLX para procurar as tais rodas, pro meu Fusca 79. Encontrei as rodas e encontrei essa Brasília, 1980.

Abaixo uma foto do anuncio dela inclusive.

20180109bb1

Não fiz uma oferta logo de cara. Conversei com o antigo dono, falei em vender apenas as rodas com os pneus pra mim, porque ficariam muito bonitas no meu Fusca, ainda mais com as calotas Porsche. Claro que a resposta foi uma negativa, eu também não venderia, mas não custava tentar.

Me chamou a atenção, especificamente desse modelo, o painel. Outra foto abaixo, também do anúncio de venda dela, na OLX. A direção, não é original. é do Passat TS, 76 ou 75, não lembro agora. Posso estar errado, porém combina muito porque tornou o conjunto muito parecido pelo usado no parente já refrigerado a água.

20180109bb2

Pois bem. O tempo passou, eu acabei vendo outros carros por pura curiosidade. E aí vi muitas coisas legais, muitas coisas ruins, algumas péssimas, outras super valorizadas… enfim fiquei profissional em olhar Brasílias. Até que marquei de ver essa aí da foto. Nessa altura eu já estava bem apto a cometer a loucura de comprar a Brasília.

Fui ver e ela voltou comigo. Pensei “se tudo der errado… o valor dela desmontada vale o investimento”. Mas que era uma loucura isso era. Por dois motivos:

  • primeiro que eu não sabia nada sobre Rat look até começar a pesquisar sobre isso e ver que não é só deixar o carro caindo aos pedaços e pronto. A mecânica tem que estar muito justa, e aí que muita gente tropeça nessa história. Só a casca deve ser podre;
  • segundo que nessa história de reforma eu tinha zero de experiência. Logo se minha intenção fosse deixar o visual rato de lado teria que correr atrás de muita coisa pra no carro aceitável para ser um “reformado”.

20180109bb3

Num primeiro momento pensei em deixá-la assim mesmo. Levar pra um mecânico ver o que estava ruim, trocar, e pronto. Mas a primeira coisa que vi foi a altura. Impossível andar com o carro baixo. Quem gosta dos rebaixados beleza, eu não tenho paciência pra andar devagar cuidando a altura de cada quebra-mola… levei em uma oficina e pedi pra levantar a suspensão. Ela era de catraca na dianteira e facão regulável na traseira.

Ficou melhor, conseguia pelo menos andar tranquilo, mas continuava dura, desconfortável. Diversos motivos, mas pra passar na vistoria do Detran também seria necessário levantar mesmo. Gostei e ficou assim, nunca mais regulei nada na altura. A primeira volta foi num dia de chuva, foto acima.

Depois disso foram muitos meses pensando no que fazer até que eu mesmo comecei a atacar a reforma, mesmo sem saber o que fazer direito e como. E também depois de ficar desapontado com alguns profissionais da área. Foi um grande aprendizado.

20180109bb4

A história dela, cada capítulo você pode ver aqui, em Brasablue. São tantas pequenas histórias de cada pequeno avanço que fiz e continuo fazendo que é quase impossível de lembrar de tudo. Ainda bem que fui escrevendo.

Foram várias modificações e manutenções feitas:

– troca do quadro da suspensão por uma revisada;
– mangas deslocadas EMPI;
– quatro amortecedores novos (os da frente com molas);
– um par de facões reguláveis novos
– Pneus Goodyear Eagle mais macios que os chineses que vieram nela;
– parte elétrica toda revisada;
– faróis e lanternas traseiras novas:
– para-choques (modelo antigo).

20180109bb5

Ainda foram trocados o volante, os bancos dianteiros, forração das portas e da parte traseira, alavanca da EMPI, forração do porta malas e da tampa do motor… e falta muito ainda.

Porém o carro ficou incrível de dirigir, porque o motor é ótimo. Troquei também a caixa de direção por uma roletada. No meu caso não deixou mais leve, pelo contrário. No entanto eu gostei porque na estrada ela ficou ótima de dirigir. Folga zero e com boa precisão. O conjunto motor, suspensão e direção ficou 10. Falta agora um pouco de freio.

Como comentei, tem muita coisa pra fazer, mas o caminho é esse. Tem que dar uma revisada boa no motor, caixa, terminar a pintura fosca dela, instalar um sistema de som pras viagens… aos poucos vamos deixando ela toda certinha.

20180109bb7