Dia 333.2024 – F1 primeiros lançamentos

(se você pretende, saber quem eu sou, eu posso lhe dizer/Gravataí 30 graus e abafado)

Não vou fazer como antigamente, equipe por equipe, vamos de penca falar sobre os carros da F1 para temporada de 2024. Depois do anúncio de Hamilton na Ferrari em 2024 nada mais é importante. Mas bóra lá. Primeiro com a Haas.

20240205f1haas1

O carro novo daquela que foi a pior equipe de 2023 não impressiona. O que vemos parece ser apenas um boneco, uma imagem feita por computador para mostrar as linhas e patrocinadores. É possível que nem o carro exista ainda montado.

A Haas parece participar da F1 apenas pelo dinheiro. A empresa fabrica máquinas de CNC e não tem nada a ver diretamente com automobilismo, é uma das maiores fabricantes do mundo na sua área. Aparentemente está lá pra trocar um dinheiro, quem sabe até ganhar algum, se gastar menos do que a empresa que administra o esporte distribui tá ótimo.

Usa motor Ferrari, além de um monte de outras peças, e terá como pilotos Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg. Não sei colocar as duas bolinhas sobre o U do Hulk.

20240205f1williams

O mais legal dessa carro da Williams, foto acima, é o patrocínio da Duracell. A fabricante de baterias emula uma pilha na entrada de ar do topo do carro, que se assemelha ao produto por eles fabricado. É uma grande sacada. Além disso nada pra falar. A proprietária da equipe é um fundo de investimentos, se no caso da Haas é talvez pra ganhar um trocado, aqui é com certeza pra esse fim.

A mistura de azul escuro com um tom mais claro e a cor natural da fibra de carbono ficou ótima, mas não só de pintura bonita vive a Fórmula 1, e carro bonito é aquele que ganha no fim das contas. Vai ser difícil repetir a 7ª colocação de 2023. A Williams usa motores Mercedes e tem como pilotos Alex Albon e Logan Sargent.

20240205f1sauber

E pra finalizar a Sauber C44. Aí precisa de uma explicação. A Sauber era a Alfa Romeo até a temporada passada, no entanto a equipe foi vendida para a Audi, que vai entrar apenas em 2026 oficialmente, a Alfa que é da Fiat saiu fora total. Logo os próximos dois anos ela correrá como Sauber, que é o primeiro nome da equipe vinda lá da década de 90.

Certeza, pra mim, é a pintura mais feia até agora e possivelmente será dentre todas as 10 equipes, só que foi a única que mostrou um carro de verdade, os pilotos apareceram do lado do mesmo para a apresentação. Não tem muito o que dizer, ano passado como Alfa Romeo ficaram na 9ª posição. Continuarão usando motor Ferrari e como pilotos temos Valtteri Bottas e Guanyou Zhou.

20240205f1sauber2