Dia 357.2024 – gosto de papel?

(e a lembrança é um álbum de papel e teu corpo é um labirinto/Gravataí 33 graus nublado/abafado)

Tempos atrás lendo sobre exemplos de empreendedores que começaram suas fortunas tardiamente, topei com a história do Coronel Sanders e sua perseverança ao tentar virar o seu negócio de Frango Frito. E lá pelos 60 anos caiu na estrada para vender sua fórmula. E conseguiu depois de mais de 1000 visitas. Venda basicamente é estatística. Tem que achar o número mágico de quantas visitas X venda precisa fazer pra concretizar uma.

Pois bem. A rede de Fast Food do Sanders, a KFC (Kentucky Fried Chicken), demorou pra se fixar realmente aqui no Brasil. Foram algumas tentativas desde a décade de 70. E essa última agora, que resultou na abertura de várias lojas aqui no RS, tem como base a PEPSICO. Também conhecida como Pepsi Company. Uma gigante do mundo alimentício.

20240110KFC1

Tamanha introdução é para dizer que comi pela primeira vez no KFC e não gostei.

Eu gosto muito de frango empanado, e gosto de batatas fritas. Pedi um balde individual com quatro pedaços de frango frito, que parece empanado, e o restante de fritas. Padrão Fast Food: foto linda lanche horrível. Não é diferente na lanchonete do Tio Sanders. Foi bem rápido, devo ter esperado entre receber a nota fiscal e ser chamado, uns 5 minutos. Ponto positivo.

O gosto e a textura do frango não era boa. Era apimentado e a batata salgada. Teve uma hora que dei uma mordida no frango e veio um pedaço de guardanapo junto. Com os dois na boca não dava pra notar a diferença. Isso foi triste. Comi até o final porque não sou de rasgar dinheiro e não estava tão ruim ao ponto de ser incomível (palavra que o corretor sublinha com ondinha vermelha), porém nunca mais.

Sanders vendeu a rede por 2 míseros milhões em 1964 quando tinha 73 anos. Mais tarde virou um crítico ferrenho do produto oferecido pelas lanchonetes, a qualidade do produto não era mais a mesma, segundo ele, em prol da lucratividade. Tiozinho morreu aos 90 anos.

Tem outra lanchonete, aqui (Rio Grande do Sul) é fácil de encontrar e acho que tem também para além do Mampituba. Chama Fry Chicken. Servem uns combos de frango frito, batata frita e polenta frita. É bom, bem melhor que a franquia americana. “Ah, mas tem hamburguer lá no KFC também!” vai dizer alguém. A premissa é: se no que eles deveriam ser bons eles são ruins, imagina no que não é especialidade. É igual comer sushi em churrascaria. Não, obrigado.