Dia 350.2024 – prioridade pra que?

(água que o sol evapora, pro céu vai embora, vira nuvens de algodão/Gravataí 26 graus solzin)

Mais do que reclamar eu quero entender, já sabendo que não vou conseguir, a forma de pensar de qualquer político brasileiro. Esses pseudogestores que governam cidades. A situação hoje é depois do temporal 3 dias sem água.

Vamos voltar um pouco no tempo para década de 90. Minha família por parte de mãe é de Gravataí, a casa da minha avó ficava praticamente onde é o centro da cidade hoje. Logo eu cansei de vir aqui em diferentes épocas e posso falar o quanto a cidade cresceu ou não nos último 40 anos.

Final dos anos 1990 começou uma “evolução”, com o anuncio  da instalação da toda poderosa General Motors, proprietária da marca Chevrolet. A fabrica empregaria milhares de pessoas diretamente, as dezenas e dezenas de empresas fornecedoras de peças que estão na mesma planta mais milhares, e indiretamente com o crescimento outras milhares. Abaixo GM no aniversário de 20 anos.

20240119-2

É fácil encontrar alguém que trabalhe na GM ou satélites aqui. Temos muitas pessoas vindas de outros estados. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, que sabem como é viver fora dessa bolha.

A cidade subiu de 12ª economia do Rio Grande do Sul para 4ª, ficando atrás de Porto Alegre, Caxias do Sul e Canoas. Uma pesquisa rápida aqui, mostrou que em 2021 em termos de PIB Gravataí era apenas a 7ª colocada. Independente do método, o crescimento foi muito grande.

Pulamos para 2011, ano que viemos morar aqui. Fabrica da GM a todo vapor, pipocando novas edificações pelo centro, condomínios de casas brotam como mato depois da chuva. No verão, quando o consumo aumentava faltava água. Era praticamente todos os dias. Instalamos uma caixa de água, que em parte resolveu nosso problema.

Agora vejam só, Gravataí não tem Shopping. A quarta economia do estado não tem um centro de compras para aglutinar as lojas em apenas um lugar e facilitar o acesso a produtos e serviços. Um Shopping center é um grande termômetro para saber se uma cidade é grande e próspera ou não.

Algum tempo depois é anunciada a construção do Shopping de Gravataí. Um prédio de 20 andares comercial e outros prédios no entorno para morar. Faz parte do complexo também um hotel. O Shopping tem hoje menos da metade das lojas abertas, o prédio comercial ainda não funciona plenamente, 10 anos depois da inauguração e o hotel, bom o hotel está lá funcional. O prédio residencial é o mais triste. Um degradado esqueleto morto e começando a cair em uma área esquecida da cidade a beira da BR290.

Abaixo a entrada do Shopping, hotel mais a esquerda e mais atrás o prédio inacabado de apartamentos.

20240119-3

Vamos andar mais um pouco no tempo em 2024. São quase 30 anos do anuncio da GM, são mais de 23 anos de fabrica aberta, aumento do PIB, crescimento populacional e aumento de demandas básicas. São mais de 10 anos morando aqui e no verão segue faltando água todos os dias. Quando não zera ela fica muito fraca ao ponto de, por exemplo, impossibilitar um banho. E o pior, falta luz também falta água.

Qual a ligação de uma coisa com a outra? As bombas que enviam água para o sistema dependem de luz. Qualquer chuva um pouco mais forte, não estou falando desse semi tufão desses dias, uma chuva mesmo, já faz com que falte luz e falte água. Não precisa faltar luz aqui na minha casa, falta luz lá onde bombeiam. Vemos isso ocorrer desde que moramos aqui, como comentei há mais de 10 anos. Nesse tempo todo não foi possível resolver esse problema? A quarta economia do estado não tem condições de comprar geradores a Diesel pra tocar essas bombas em caráter emergencial? Não tem como pensar em outra saída?

Basicamente esse é o tipo de obra que ninguém vê. Não é bom pra reeleição, não é bom pro partido, não é bom pro gestor tentar subir na carreira de político. Ter uma prefeitura vistosa, com um entorno bonito é legal. Ter uma praça central com lojas, em uma rua coberta é show. Ter um mercado publico é fantástico, mas eu prefiro água na minha casa.

A Corsan empresa que cuida desses sistema aqui pouco faz para melhorar, e também se faz não dá conta. Num rápido passeio pela cidade, é possível ver mais de 20 obras de novos condomínios. Vendendo bem estar, felicidade, segurança, o velho ser e estar de sempre. O que não avisam e ninguém também pensa é que a cada dia essa situação ficará pior.

Não sei se era boato. Corria um tempo atrás a conversa que casas novas pra receber o habite-se, documento que diz que imóvel está pronto para ser habitado, teria que ter caixa d’água. As casas aqui do condomínio onde moramos foram todas entregues sem. U m reservatório não custa um absurdo e se usado com moderação pode durar vários dias.

Mas é pouco. Pensando num futuro bem próximo acredito que se não apenas tivermos condições de armazenar mais água, mas também condições de reaproveitar a água que usamos, e guardar água da chuva, vai ser praticamente impossível viver em condições perto do que vivemos quando tudo funciona plenamente.

20240119-4