Dia 341.2024 – as berga

(as flores de plástico não morrem, flores… flores…/Gravataí 24 graus e chuvinha)

A minha mesa fica de frente pra uma janela. Dela consigo ver principalmente o verde da Bergamoteira, o verde dos eucaliptos, e entre uma folha e outra parte dos carros nas garagens. É uma boa vista para pensar na vida entre uma ação e outra.

20240130-1

Tem duas épocas legais da tangerineira (muito melhor bergamoteira né?), a primeira em setembro quando as flores da árvore aparecem. Elas são a certeza de que mais na frente teremos as frutas. No entanto pra que as flores virem frutas, aprendemos isso na aula de biologia acho, precisamos de agentes polinizadores. Que nesse caso são os insetos.

Esse ano vou fazer uma placa “INSETOS SÃO BEM VINDOS”.

20240130-3

Depois, as flores caem e já começa a aparecer uma bolinha, que caso se desenvolva vira uma Berga. O processo é extremamente demorado se você pensar que falamos de setembro e vamos colher apenas em maio/junho/julho. A natureza é incrível, porque elas estarão boas no início do inverno, que é quando precisamos mais da vitamina C.

Além de evitar as pragas como formigas e lagartas, é preciso também cuidar para os galhos não quebrem. Esse ano devemos ter mais de 100 bergamotas em uma árvore bem pequena. Isso é resultado de uma poda que fiz no inverno.

Vamos torcer para que possamos comer muitas bergas no sol.

20240130-2