Sexo, Drogas e Falta de voz

(welcome to the jungle baby/ Gravataí 28 graus) Creiam, o Rock não é pros fracos. Se você acha que o seu interprete preferido deve chegar aos 50 anos cantando como ele cantava aos 25, então precisa escutar bossa nova. Se é que ela ainda existe.

“Rock” n Rio. Esse segundo final de semana foi de Rock mesmo, vai. Guns, Bon Jovi, Aerosmith, Red Hot… entre muitos outros. Eu gostaria de ter visto, escutado o 30 seconds to mars, banda que eu curto bastante, que é um rock com uma pegada mais pop. Os irmãos Leto são muito bons.

20170925axel

Mas o que roubou a cena foram as vozes, principalmente do Axel e do João Bon Jovi. Ou melhor a falta de voz.

Eu vivo com uma fonoaudióloga, logo o assunto é praticamente diário sobre isso. Aprendi nesse tempo que estamos falando de um músculo. Um cantor deve então ser considerado um atleta, do ponto de vista execução, todos de uma banda são. Guitarrista, baixista, baterista, tecladista… todos precisam de músculos.

Porém as cordas vocais são bem mais frágeis que um par de bíceps do batera. Falo por experiência. Se você erra uma nota na guitarra poucos vão notar, se você desafina, perde a voz, fica rouco, a maioria notará. E é isso que acontece.

20170925slashSlash também errou umas notas nos solos. Talvez comparando com décadas passadas ele tenha perdido um pouco de velocidade nos solos, mas continua incrível porque dá pra disfarçar melhor os erros.

É como quando um atacante perde a bola no ataque do seu time de futebol. Dificilmente vai resultar diretamente num gol adversário, porém se o zagueiro perde a bola na defesa… já viu.

E o link da música para o esporte é ideal para exemplificar melhor ainda. Imagine qual seria a vida útil de um atleta do futebol se ele tivesse que jogar três jogos num final de semana? No auge é o que um artista top faz, três shows por semana, fácil. Alguns até mais que isso.

Trate bem a sua voz.

Isso não tira o mérito de ninguém. Todos nós sofreremos com alguma perda nesse sentido. Quem usa mais, tem mais perda. O que está gravado é o que importa mesmo. São nas gravações que os caras dão 110%, é ali que a voz rasga, na emoção do momento. Nunca é no show ao vivo que você verá o melhor do seu artista preferido.

Abaixo tem um vídeo de uma gravação do Corey Taylor. Você pode ver os 110% que falei na gravação.