XCPA6 – 58

20171110-58(red rain is pouring down, all over me/Gravataí 21 graus e chuva) O novo formato com duas pistas é um bom teste para ver quando tempo sobrará em relação a prova normal com apenas uma. Em provas com poucos cães é muito comum um percurso demorar 15 minutos para ser montado e em 10 minutos todos os cães já passaram.

Bem ao contrário das provas open da Copa CBA que com 60 duplas no standard, por exemplo, demoram mais de hora. Dá até pra esquecer o percurso. Prós e contras de tudo que existe.

Os 58 inscritos para a prova estão dentro da média da Copa Paulista, com duas duplas de fora do estado. Pra colocar dentro do contexto, numa conta burra e rápida: se não houverem problemas entre uma pista e outra para atrasar a prova, serão 7 montagens (o primeiro percurso já estará pronto) que multiplicados por 15 minutos totalizariam 2 horas e 15 menos.

Como falei é uma conta burra. O tempo economizado poderá ser até maior, mas acredito que seja menor.

Menos tempo Mais tempo

O Comunicado, explicativo, sobre o teste que será feito, fala sobre cães competindo em horários com temperaturas mais amenas e em sobrar mais tempo para as pessoas gastarem com outras atividades. Família, amigos, etc.

Eu acho bem justo, porém me parece que existe uma tendência parecida com a minha, em querer gastar o tempo com coisas mais produtivas. Como eu que por N razões desisti de competir nessa temporada. Os motivos todos já conhecem.

Alguém comentou “isso aí é pra galera que gosta de futebol poder ver o jogo de boas em casa”. Talvez seja. Mas não dá pra ficar competindo com a vida das pessoas. O Agility precisa se tornar mais atrativo, e não é economizando tempo que ele será.

Assim como outras medidas, a implementação da “pista dupla” já foi ventilada há muito tempo, e desculpas não faltaram para não colocar em pratica. A premiação por medalhas, que melhorou muito o iniciantes, foi sugerida lá em 2009 ou 2010 pelo Marco Magiolo. Que hoje mora nos Estados Unidos. Na ocasião foi descartada de primeira.

Existe sim uma necessidade de se discutir mais abertamente as alterações. Eu acho essa ótima, duas pistas, assim como as medalhas ao invés de pódio do primeiro ao quinto. Porque muito se perde em ficar restrito aos de sempre.