Brasawhite 2 – primeiras melhorias

Bom, a gente tinha um problema no motor dela. Era sério. O bloco estava comprometido. Graças ao Márcio, São Márcio, conseguímos montar um motor Frankstein nela. São partes de três motores mais algumas peças novas, mas salvamos o bloco que estava nos docs. Tiramos o motor ruim, segundo o antigo proprietário um 1500, e colocamos o que montamos. Numa operação que durou um dia. Foi louco, mas deu tudo certo.

As rodas também foram trocadas. O jogo que veio era composto por peças originais. As da frente 5 polegadas e as traseiras 7,5 polegadas. Um estilo legal, no entanto quatro pneus ruins e as rodas bem enferrujadas, sem condições de receber pneus sem câmara. Eu tinha um jogo de rodas de Fusca que montei com os pneus chineses que vieram na Brasablue e botei nela. Mantive a cor vermelha nelas.

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Enquanto o motor era montado, visando passar na vistoria, comprei um jogo de molas para Buggy. Que levantam a suspensão de 5 a 7 centímetros. Na foto acima ela já está com as molas. Os pneus 195/55 de perfil baixo não ajudaram muito a preencher o espaço e no ganho de altura.

Nesse ponto ela herdou várias peças da Blue. Os amortecedores, os bancos dianteiros, a forração das portas e da parte traseira, o bagageiro, os pneus que já comentei

Algumas correções também foram feitas, coisas pequenas como o marcador de combustível, e a bóia do tanque. O primeiro não era original e a segunda não funcionava. Achei em um encontro lá em Alvorada um marcador original, até o desgaste da peça estava parecido com a do velocímetro. As lanternas traseiras foram trocadas também. Sairam as fumês e entraram as bicolores. Tentei recuperar a carcaça da lente lisa original dela, porém estavam muito quebradas, infelizmente.

O básico também foi feito, troca de cabo do acelerador, filtro de gasolina, as mangueiras do sistema de alimentação, as orelhas, que podemos ver nas fotos abaixo e alguns adesivos pra compor o estilo.

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A troca do motor

Eu nunca havia rodado tanto com ela, até o dia que fomos fazer a troca do motor. Naquele dia senti a real situação do motor, muito fraco. Estava bem ruim de andar. As molas levantaram o carro, porém também deixaram bem instável, muita vibração.

Com o bloco dos docs retificado e kit de pistões novos, faltava canibalizar o motor e tirar tudo, limpar e remontar. O que mais deu trabalho foram os cabeçotes. Abaixo Márcio montando.

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O trabalho começou as 9 da manhã e terminou as 16:30 com o bloco velho/novo funcionando na White novamente. A diferença só não foi maior porque na ocasião mantivemos a surdina que veio nela. Mas a força do motor era bem diferente, o barulho dele também.

Na volta, pela Free-way, consegui colocar 90 por hora. Fui uma conquista, na ida a máxima foi 50, talvez menos até. Ainda havia muita coisa pra fazer nela. Essas alterações todas foram apenas para a vistoria.