Dia 289.2024 – F1 2024 Sainz vence na Austrália

Justamente quando eu não estava disponível para assistir a corrida, Verstappen tem um problema no carro, abandona e outro vence. Talvez seja eu o pé frio. Voltávamos de São Paulo, madrugada, quando em uma das paradas vi as notícias, mas não me aprofundei muito.

20240324-2

Não vi nenhum treino, não vi a classificação, não vi a corrida. Estávamos em São Paulo, numa feira, e pra piorar mais a prova era na Austrália, o que significa que tudo seria durante a madrugada.

Quase dentro do nosso estado, no Posto Japonês na cidade de Sombrio, 2 da madrugada, acessei o site de notícias sobre automobilismo e a primeira coisa que vi foi “Verstappen abandona”. Ali minha vida até deu uma animada depois de 12 horas de estrada. Não vi muito mais além de que a Sainz havia vencido em uma dobradinha da Ferrari. Esperei pra ver a tarde quando passaram novamente na íntegra a prova.

Conforme comentei o Espanhol Carlos Sainz venceu. Ele que não tem contrato com a Ferrari para 2025 andou muito bem o final de semana todo. Parecendo inclusive que ele teria condições de desafiar a RedBull e o Holandês, mesmo que este não tivesse o problema no freio que teve. Leclerc ficou com a segunda posição. Completou o pódio o Inglês Lando Norris. Primeira vez que aparece por lá em 2024.

20240324-1

A corrida foi meio chata pra falar a verdade. A maioria das disputadas acabaram sendo decididas nas paradas de Box e não diretamente na pista.

Com o abandono temos a impressão que o campeonato está equilibrado, com os quatro primeiros separados por apenas 11 pontos. Só que não é assim. Verstappen tem ampla vantagem ainda por conta do equipamento e da fase que vive. Perez hoje com o mesmo carro não passou da quinta colocação e caiu uma posição. Nas quatro primeiras temos: Verstappen (51), Leclerc (47), Perez (46) e Sainz (40). O último não correu em uma das etapas, logo até poderia ser líder.

Top10 na Austrália: Sainz, Leclerc, Norris, Piastri, Perez, Stroll, Tsunoda, Alonso (penalisado), Hulkenberg e Magnussen. Alonso foi na verdade sexto colocado, porém foi penalizado por ter supostamente freado demais em uma curva e causado o acidente de Russel. Particularmente acho que quem errou foi o piloto da Mercedes. Falando nela, saiu de Melbourne como a equipe derrotada, zerou com os dois carros. Hamilton teve problemas no motor.

Próxima corrida em duas semanas no Japão.

20240324-3