Fórmula 1 2017 – Hamilton Tetra

(I’ve had my share of sand, Kicked in my face, But I’ve come through/Gravataí ??? graus) O trecho ao lado é de “We are the Champions“. A parte massa dessa música não é o refrão. “Chutaram areia na minha cara, mas eu sobrevivi!!!

Hamilton acaba de se tornar Tetra Campeão Mundial de Fórmula 1, no México. Sempre penso quando escuto o “Tetra” no Galvão gritando nos Estados Unidos depois que o Baggio perdeu o pênalti da final contra a Itália.

A gente tende a achar que tudo que é antigo é melhor, mas não. Hamilton é melhor que muitos dos antigos pilotos de Fórmula 1. E ele é um dos grandes. Esse ano, a Mercedes não teria sido campeã de pilotos sem ele, não acho que Bottas aguentaria tamanha pressão, foi esmagado por Hamilton, processado, assado e servido para a RedBull e Ferrari. Seu desempenho nesse final de campeonato tem sido de piloto da Williams.

20171030ham1

Hamilton teve seu monte de areia jogado na cara. Estreou em 2007, quase foi campeão, peitando nada menos que Alonso da Mclaren. Ficou lá muito tempo, até 2012. Venceu corridas em todos os anos, algo que continuou quando em 2013 começou a correr pela Mercedes. É o único na história a conseguir isso, vencer todos os anos que correu.

Chegou na toda poderosa Mercedes tendo como companheiro Rosberg. Ficou na frente ao final do Campeonato. Depois foram dois títulos seguidos para o Inglês. No ano passado teve uma temporada de azares. O maior deles um estouro de motor na Malásia. Mas venceu as cinco provas seguintes ficando muito perto de Rosberg, o campeão.

O Alemão sentiu a pressão e anunciou a aposentadoria. Parece que esse foi o ponto chave para 2017 ter um Hamilton tão implacável e tão equilibrado. Vendo que seu maior rival de 2016 teve que parir uma bigorna para derrotá-lo, levado ao limite do limite de sua capacidade mental ao ponto de não querer mais correr, se tornou ainda mais forte.

E o que vimos esse ano foi um Lewis muito concentrado. Nos momentos ruins e nos bons. Implacável quando tinha o melhor carro, resiliente quando faltava equipamento.

Ontem foi um caso, na batida da primeira curva com Vettel caiu para último. Andou, andou, andou, pra chegar num modesto 8º lugar. E Campeão do mundo pela quarta vez. Nem precisava chegar, porque Vettel fez uma corrida de recuperação, chegando apenas em 4º. Precisava vencer.

Foi um grande campeonato, mas Hamilton vive o seu melhor momento.