Ah uma Brasa – mais um dia de trabalho na Brasawhite

(I never wanted anymore than I could fit into my head/Gravataí 27 graus) Ontem foi dia de manutenção. SAGAMA como a gente chama no IVC (Independente Volks Clube). Trocamos a suspensão traseira da Brasília Branca. O serviço começou as 10 da manhã e seguiu até as 17:30. Não foi fácil. Principalmente porque as peças que comprei em uma loja em São Paulo não serviram, muito fora da especificação.

Abaixo, enquanto Márcio montava o outro lado, eu estava fuçando na Genoveva, Brasília do PT.

20180114brasa3

Eu vou até a oficina do Márcio, em Canoas, fica 30km distante de casa. Mas gosto de ir até lá porque posso pegar a estrada antes e depois do serviço e testar bem o carro. kkk. Márcio é um cara especializado em Aircooled. Sabe tudo mesmo, e o que não sabe ele pesquisa e vai atrás.

Abaixo, ao lado, as informações da volta. Bem detalhadas, até com as velocidades da White.

20180114brasa2Sem falar que ninguém quer o dono do carro do lado pra ficar dando pitaco. No entanto eu quando vou lá fico como assistente. Consigo fazer muito mais do que fazia antigamente. Na suspensão traseira é a terceira vez que a gente trabalha. Fora uma vez que fiz um serviço solo em casa.

Já consigo me virar bem sozinho em algumas coisas. Trocar amortecedor eu sou pró!

Mas montamos as barras de torção novas, trocamos os facões. Ambos eram de Fusca. E se a volks fez facões e barras diferentes pra Brasília é porque eles acharam que deveria ser diferente. Porém as peças que comprei tinham uma diferença significativa de tamanho e não aguentaram o peso. A sorte é que no estoque velho de peças velhas do Márcio tinha um par original de barras de torção de Brasília.

E eu achei que estivesse fazendo um baita negócio comprando essas que achei em SP.

Depois disso Tivemos que desmontar e montar novamente tudo, e já estávamos cansados, não é uma parte fácil de trabalhar, tem uns parafusos complicados, numa parte em que as chaves não entram direito.

Deu certo, as barras seguraram e o carro ficou um pouco mais alto do lado direito. Algo que agora quando saí com ela não apareceu tanto. Calibrei os pneus e coloquei um pouco de gasosa, só pra dizer que coloquei. 30 píla, um quase nada.

20180114brasa1

Ficou ótima de andar, muito macia, redonda, não faz um barulho… dá até medo de dizer, mas ficou melhor que a azul. Isso com os pneus ruins, chineses que ela está. Imagina se colocar um jogo de rodas bom, com pneus bons?

Outro ponto que ficou melhor ainda foi o motor. Dá pra aproveitar mais, embora em alta a direção fique meio boba, com uma folga perigosa até. São coisas pra ver no futuro, e tem muito futuro pra esse carro ainda.