Título de 2017 quase decidido

Ontem em Singapura logo na largada vimos a máxima do automobilismo acontecer. Ninguém ganha uma corrida na largada, mas perde. Foi o que aconteceu com Vettel, Verstappen e Raikkonen. Vendo e revendo tudo eu acho que foi acidente de corrida, porém, só quem tinha motivos para não jogar tudo logo na largada era Vettel, disputando o título.

20170918f1

Sem necessidade ele foi disputar posição fechando Verstappen, que fechou Raikkonen. Os dois bateram, o finlandês acertou o companheiro de equipe. E mais pra frente acertou Verstappen que acertou Alonso, que fez uma largada muito boa. Um strike completo.

Hamilton pilotou como grande campeão que é, para chegar na vitória de número 60.

Mas porque o título está quase decidido? Ano passado na mesma situação, Hamilton estava em 1º lugar na Malásia, próxima corrida da temporada 2017, liderando com 10 segundos de vantagem para Rosberg quando seu motor estourou. Rosberg chegou em terceiro e abriu 23 pontos, faltando cinco provas.

20170918f1-2

Hoje faltando seis, Hamilton tem 28 pontos.

Tudo pode mudar, é bem verdade, ninguém sabe o dia de amanhã e a tendência é que ninguém tenha mais motor, caixa de câmbio, turbo sobrando. É bem possível que alguém seja penalizado por troca de peças nessa reta final. O caso é que agora os circuítos tendem a ser bons para Ferrari e Mercedes.

O fato é que Hamilton pode agora apenas marcar Vettel de perto. Esse por sua vez está mais perto do terceiro lugar no campeonato, Bottas, do que para o primeiro.