(e tudo nascerá mais belo, o verde faz do azul com o amarelo um elo/Gravataí 28 graus)
A espera até não foi tão longa. Com mais de 20 corridas no calendário 2023 devo dizer que até cansei de ver um pouco a Fórmula 1 por conta de estar monótona. Sem a briga pelo campeonato que é o que todo mundo quer realmente ver. Esse ano serão 24 etapas, na minha época de guri eram 16, e já no início de março temos corrida.
Amanhã começam os testes no Bahrein, que é quase a conjunção de duas expressões muito usadas no Rio Grande do Sul. “BAH” e “HEIN?” Eu gosto de escrever hein com M, porque fica mais longa, e é como os gaúchos porto alegrenses dizem “heimmmm?”. Interjeições de lado o fato é que logo mais teremos os bólidos de 2024 na pista para os primeiros testes. E únicos!!! Serão três dias, 8 horas por dia de pista e era isso.
Se somar tudo dá 24 horas. Hoje já teve carro andando. A Williams botou o FW46 para fazer o Shakedown. São permitidas saídas para filmagens e pra ver se está tudo funcionando bem. O carro é bonito.
A primeira corrida já é na outra semana. Vamos lá então, só pra eu entender: tem os testes agora quarta, quinta e sexta. Final de semana e na sexta que vem, já em março os primeiros treinos para a primeira corrida. Não sei se estou pronto.
Dá pra ter uma ideia de como estarão os carros para o início da temporada? Vendo apenas os tempos não é possível, quem está lá, cada equipe, sabe mais ou menos o nível. Com os dados de GPS de cada carro, e visualmente, é possível entender se o carro está mais ou menos pesado, conforme cada piloto e sua tocada. Juntando tudo dá pra prever.
Agora, saber mesmo em que ponto cada um está com 100% de certeza só na classificação de sábado, quando soltarão 100% da cavalaria, pneus grudentos e 110% do limite.