10 coisas sobre a Eva

20240219eva2

É o carro mais divertido que já dirigi. A diversão na direção normalmente está relacionada a dirigibilidade, controle, velocidade e aceleração. Aqui não. Na Kombi a diversão é sustentar a folga no volante, desviar de buracos, adivinhar qual a velocidade certa pra fazer aquela curva, achar o lugar certo de cada marcha e ainda controlar o rádio.

Além disso tem a Caracolibilidade. Mas o que diabos é isso? Caracolibilidade é a propriedade que Kombis possuem de virar casas. Mesmo que você não tenha uma Kombi home ou campervan, é totalmente possível com dois ou três ajustes e acessórios simples, transformar o veículo que faz frete durante a semana em uma casa sobre rodas. Essa é a característica que torna ela mais divertida.

10 coisas sobre a Eva que você não precisa saber

20180603kombi

Coisa 1: ela era originalmente a álcool, hoje roda legalizada na gasolina. Em 1988 ano de fabricação da Eva foram feitas 32.066, destas 12.895 no etanol. Não existiam carros Flex nessa época, e apenas gasolina foram 4.871 unidades. 88 foi o ano que mais foram fabricadas kombis alcoólicas e também foi o ano do primeiro título do Ayrton Senna na Fórmula 1. Se eu disser que isso não fez diferença estarei mentindo;

Coisa 2: usa rodas de liga, tamanho 15. São réplicas de rodas do Porsche 928, que levam o nome de Le Mans, circuito Francês que também é conhecido como La Sarthe, e que fica na cidade de, vejam só, Le Mans. Elas também são chamadas de Phone Dial, devido a semelhança com os buracos redondos de discagem dos telefones antigos. O Porsche 928 começou a ser produzido em 1977 e foi o primeiro da marca com motor refrigerado a água;

20190113TL-eva5

Coisa 3: Eva tem um jogo de bancos de couro da Citroen. Em 2010 a gente sofreu um acidente, capotamos um carro voltando de São Paulo. O Xsara Picasso estava sem os bancos traseiros, estávamos carregando os cães nas caixas transporte. Foi Perda Total (PT) pro carro e os bancos ficaram em casa. Guardei até 2018 quando compramos a Eva. Durante esses 8 anos várias vezes eu tive vontade de vender os bancos, jogar fora, mas continuaram aqui até o dia que foram instalados no carro;

Coisa 4: Eva se chama Eva porque é a primeira Kombi aqui de casa. E era pra ser a única;

Coisa 5: essa é uma curiosidade sobre Kombi, mas ela tem o mesmo tamanho de entre eixos do Fusca. Entre o eixo dianteiro e o traseiro. Uma das desculpas que você pode dar na hora de comprar uma, caso alguém diga que é um carro muito grande, é que ela tem o mesmo tamanho de um Fusca. Só que não;

Coisa 6: filosoficamente falando ela é uma Camper Van, e não Kombi home. Acho que se você não tem banheiro dentro, não consegue fazer número um e ou dois dentro, não dá pra chamar de casa. Além disso nos últimos anos surgiu uma vertente chamada Camper Style. Que seria basicamente uma Kombi camper, bagageiro, casa montada dentro, geladeira, cozinha e outros utensílios, porém com rodas modificadas e rebaixada. Eva tá pra esse lado da Camper Style;

20230911EVA

Coisa 7: apesar de parecer que quebra muito, a Eva só subiu três vezes em um guincho. Duas vezes na mesma viagem, quando fomos até a Serra do Rio do Rastro e uma terceira vez voltando de um encontro, já pertinho de casa, quando ela simplesmente desligou;

Coisa 8: sabe quantas vezes ela estragou? Então, esse conceito é interessante. O que você precisa entender sobre uma Kombi é que ela não estraga, ela já está estragada. 50% do tempo você passa arrumando e os outros 50% você anda com ela estragada. É fato;

20200211-3

Coisa 9: Eva tem um emblema personalizado (foto abaixo). Pra fazer o Eva compramos um emblema da Saveiro e utilizamos o “ave” cortamos e invertemos. Muito personalizado;

20240223kombieva

Coisa 10: ela tinha uma escadinha para acessar o bagageiro. Com ele são quase 2 metros de altura. Porém toda hora tinha alguém tentando subir ou subindo, quase todas as vezes sem a menor necessidade. Então hoje andamos sem escada.

20240219eva