Novas rodas velhas

Uma das primeiras modificações na Brasawhite foram as rodas novas, velhas. São rodas de Fusca, ou Variant, modelo volkswagen de 20 janelas. São as rodas que usam essas calotas que vieram nela. Quando ela chegou era assim, como na foto abaixo:

20170901brasa

Não tinha nem lavado quando tirei essa foto. A roda é o modelo original da Brasília, de seis janelas, mas a tala é maior que as 4,5 polegadas originais. Apenas as traseiras, devem ter, 5 ou 5,5 polegadas. Não sei. Só vou medir quando desmontar as mesmas. Pra reforma.

Com o tempo vou reformar esse modelo da Brasília e voltar elas pro carro, com pneus novos. Vai demorar. Porque o custo será alto. Pneu é uma peça cara, ainda mais se forem pneus nacionais de boa qualidade.

Enquanto isso, o jogo de rodas que comprei há bastante tempo e mandei jatear, pra ter como reserva, vão rodar nela, com os pneus chineses da Brasablue. Vale dizer que esses pneus são muito duros, mas estão novos.

20170901brasa1

Vejam que dá uma diferença incrível, animadora, na cor da roda. Pintei de vermelho e era uma ideia que eu tinha mesmo antes de Brasawhite surgir em nossas vidas. Achava que ficariam legais na azul e no Fusca também.

A roda do Fusca, 20 janelas são 15, as da Brasília 14. Por isso não dá pra compartilhar pneus, infelizemente. Outra diferença entre os pneus é a largura. Os que estão nela agora, na traseira, são 195, os que estavam eram 185.

Cabe aí uma explicação pro tamanho dos pneus.

195/55/15 pneu “novo” – o primeiro número é a largura da roda em milímetros. Em centímetros são 19,5cm. O segundo número é uma porcentagem, 55% da largura e é referente a lateral do pneu, ou seja 10,7cm. O último número é o tamanho da roda, 15 polegadas.

185/70/14 pneu velho – tem 18,5 centímetros de largura. Mais fino, mas é um pneu que tem a parede lateral mais alta, porque ela é 70% da largura 12,9cm. Mas a roda em si é menor em uma polegada.

Abaixo os 185/60/15 da Goodyear da Brasablue. Bem melhores, mais macios que os Unglory, montados agora nas rodas vermelhas.

20170901pneu

Se fossem pneus novos a roda antiga teria uma altura de 61,3cm, enquanto que o conjunto novo, na teoria tem 59,5. Quase 2 centímetros menos. Porém como o pneu antigo está gasto, bem gasto, é elas por elas. Colocando os conjuntos um do lado do outro, possuem a mesma altura.