(sou cego não nego, enxergo quando puder/Gravataí 29 graus)
Tenho falado bastante da Parati e vou falar mais, porque tenho feito várias pequenas coisas nela. Pra testar o que faço tenho que andar. Recentemente voltamos com as rodas Snowflakes e fiz um upgrade no painel também. Coloquei o relógio que estava no Gol e mudei a iluminação. Mas sempre tem alguma coisa pra querer trocar.
Fui até Canoas ontem a tarde. Na ida tudo tranquilo. O jogo de rodas/pneus deixa o carro bem mais estável em curvas. As medidas dos pneus são maiores. 195mm contra 175mm do original na largura. No entanto com a borda menor visto que é um pneu de perfil menor. A tabela abaixo ajuda um pouco a explicar.
Conteúdo é meio técnico, mas tenho certeza que quem gosta disso vai achar útil. Não temos mudança de tamanho da circunferência geral do conjunto, e isso não altera a velocidade que é marcada no velocímetro, por exemplo. Essa calculadora tirei do site Rodas de Liga Leve.
Quando a isso novidade nenhuma, as rodas e pneus já haviam sido usadas há dois anos atrás no carro. O que mudou foram outras coisas, como a frente do carro todo, conjunto faróis e pisca. E tivemos um problema na iluminação na volta. Saí de lá quase sete da noite e estava começando a escurecer. Sem problemas, temos iluminação interna e externa.
Bom a interna do painel não ligou. Lembra que comentei que mudei algumas coisas. Então essa não funfou. E a externa lá pelas tantas parou de funcionar. Não me perguntem sobre a lógica dos sistemas. O que sei é que as lâmpadas não ligavam mais, do farol, em baixa rotação do motor. A foto abaixo mostra bem, as lâmpadas pareciam de escurecer ambientes.
Quando acelerava parecia que aumentava a potência do farol. Sorte que a FreeWay é uma estrada iluminada, pelo menos a parte onde eu ando, assim até faz diferença, porém não é impossível de andar. E na cidade no meio dos carros dá pra andar tranquilo até.
Eu suspeitava que o alternador não estava carregando. E se não estivesse mesmo, andar com farol ligado, rádio, sinaleira faria com que a bateria não carregasse mais. Minha confirmação quase foi completa quando cheguei em casa e deixei ele apagar manobrando. Sorte que já estava dentro da garagem. Foi só empurrar e colocar a capa.
Hoje pela manhã liguei com uma ponte em outra bateria, a famosa chupeta, e medi o quando estava carregando. Não era o suficiente. Decretada então a quase falência do alternador. Pelo menos a foto de ontem ficou muito bonita, aproveitando a água que sobrou da chuva da sexta-feira.