Você sempre é um exemplo

(vai sempre ter alguém, com mais dinheiro, mais respeito…/Gravataí 13 graus)

Não importa qual a situação, rico ou pobre, bem ou mal vestido, bonito ou feio. Você sempre será um exemplo, um ponto de referência. Porque vai ter sempre alguém mais, ou menos, do que você. Eu vejo e sinto isso nos carros. Principalmente no carro mais visualmente inadequado que tenho, a Brasília.

Ela tem muitos podres, ferrugem, riscos, problemas de pintura. Tem gente que não gosta, acha que isso é ruim. Tem os que não entendem o motivo pra ter um carro assim. Ninguém quer ter algo “estragado”. Tem aqueles que entendem e ainda assim não curtem. Por fim os que entendem e gostam.

Particularmente ter um carro assim é libertador. É aceitar que o tempo passa e que não existe motivo para se preocupar. Se permitir aproveitar o automóvel se desprendendo um pouco do visual. Não totalmente, porque tem muita coisa pendurada que vale algo na White e tem outras que nem aparecem com as quais me preocupo muito, que é a parte mecânica.

Tenho certeza que existe uma infinidade de outros carros mais novos e mais bem cuidados da parte estética, que mecanicamente não estão tão bem quando a nossa Brasília 1977. Canso de saber de carros acabaram sendo rebocados em barreiras da Polícia por estarem andando com pneus carecas ou documentação vencida. Não é o nosso caso também.

E o mais importante, é que pro bem ou pro mal, você sempre é referência para outra pessoa. Nem que seja pra ela dizer “isso eu jamais faria”. No entanto, sempre vai ter aquele que vai olhar e dizer “poxa, se esse cara consegue eu também consigo”.