Fitas e Discos

20171003-4(pra entender basta uma canção da banda preferida/Gravataí 20 graus) Tecnologias antigas me atraem. Não a toa, gosto muito de carros antigos. Quando confrontados com os novos eles são simplesmente fantásticos, por um único motivo. Não são descartáveis.

Sim, o seu carro novo é futuro lixo reciclável.

Mas não, a tecnologia antiga não é melhor que a nova. os carros antigos não são melhores que os novos, e as fitas cassete e os discos não são melhores que os Mp3 e até o pseudo finado CD/DVD.

O maior diferencial das novas tecnologias não é em si a qualidade, o formato é o melhor.

20171003-2Ninguém vai lembrar das fitas DAT, provavelmente só que trabalha com filmagens ou gravações de áudio. Eram fitinhas pequenas que guardavam um caminhão de informações. Acho que 40 gigas! Pra comparar, na época, as câmeras digitais padrão tinham cartões de memória de 8 mega.!!

Eu tenho uma filmadora que grava em DAT.

Quando sobrar dinheiro vou atrás de um rádio toca-fitas. As fitas você acha pra vender, algumas até novas, e eu tenho ainda algumas em casa. Vai ser demais! Sair de Brasília escutando uma trilha sonora em uma fita.

A Brasablue e o Fusca tem rádio com CD/MP3. Eu sempre esqueço de gravar um CDzinho com uma trilha pra curtir a estrada. Poutz é legal andar na velocidade de cruzeiro, quase máxima, de 80 e 90km/h escutando um som.

20171003-3Os discos eu nem acho que são melhores que os CDs. Mas as capas são. Hoje em dia nada mais tem capa, o que é bom e também é ruim. Fico imaginando se a capa do Sgt Peppers fosse feita hoje, ela seria perfeita, toda trabalhada no PhotoShop, mas será que o som dos Beatles seria o mesmo? Com certeza não.

A música hoje é editada para não ter padrão. porque são tantos dispositivos capazes de reproduzir, alguns de forma muito ruim, que não dá pra mixar o som achando que ele será reproduzido com duas caixas de som boas, de madeira, como era na década de 50/60/70/80.

Eu tenho um som legal no meu PC, cinco caixas e um Sub, mas escuto no celular, com um som sofrível, porque fones bons custam quase o preço de um implante pra colocar a caixa de som dentro da sua orelha, hahaha.

No carro é um pendrive, que gera um som até legal, porém o sistema de som do meu carro não é tããão bom. Os falantes são de qualidade média. Apesar do aparelho separar os canais, algo bem legal, porque tem uma distribuição dos instrumentos pelo carro, a qualidade sonora deixa a desejar, praticamente não tem graves, apenas médios e agudos.

Quando instalar o toca-fitas na Brasa estarei mais feliz, sendo mais velho.