(Whatafox say?)
Projeto BX, assim era chamado dentro da Volks o que depois veio a se tornar a linha Gol, composta pelo Gol, Gol Furgão, Voyage, Parati e Saveiro. Não é pouco dizer que apostaram todas as fichas aí, visto que foram feitos aqui no Brasil, ao contrário do Passat na década de 70 e o Santana na década de 80 que são carros originalmente concebidos na matriz Alemã.
Depois do lançamento do Gol, uma versão chamada BX foi feita, que era a mais básica de todas. Eu chamo de Gol BX, esse da foto porque ele ficou rotulado assim, todo o Gol com motor de Fusca era erroneamente chamado de BX. Apenas os básicos eram e o Renato não é básico.

Continuando…
Pouco depois do lançamento, Voyage e Parati começaram a ser exportados. O Voyage apenas quatro portas. Nos Estados Unidos, o nome recebido era Fox e Fox Wagon, respectivamente e eles eram bem mais equipados que os nossos. Bancos melhores, com tecidos melhores, entre outro acessórios e injenção eletrônica.
Cerca de 20 anos depois a Volks utilizou o nome para produzir esse carrinho da foto, o vermelho. Ele nunca teve uma versão sedan, só Hatch e Wagon, que se chamava Spacefox, mas espaço a mais mesmo era bem pouco. Não dá pra dizer que não temos, de certa forma, dois Fox na foto.
