Finalmente um Novo Campeão

(We are the champions my friend)

Todo esporte é feito de grandes domínios, aparentemente todos trabalham por um diferencial, porque se fizer o que todos fazem você não ultrapassa, só se mantém. Quando você acha esse GAP é difícil descontar. A Fórmula 1, maior categoria dos esportes motorizados nunca esteve tão equilibrada, porém ainda continuamos vendo hegemonias avassaladoras.

O equilíbrio vem do controle de gastos, quem mais ganha menos gasta e menos pode desenvolver. Assim, a última equipe pode gastar mais e ter mais tempo de desenvolvimento. Como isso é controlado efetivamente pra mim é um mistério, e saber se funciona realmente é outro. Fato que em alguns treinos tivemos todos os carros dentro de um segundo. Pensando que cada carro é diferente do outro em termos de concepção, isso mostra um grande equilíbrio.

Se voltarmos nos últimos 10 anos temos quatro títulos pro Hamilton/Mercedes, quatro para Verstappen/Redbull e dois solitários. Um lá de 2016 com Rosbert/Mercedes e outro agora com Norris/Mclaren. Abaixo temos a ordem dos mesmos.

2025 – Norris
2024 – Verstappen
2023 – Verstappen
2022 – Verstappen
2021 – Verstappem
2020 – Hamilton
2019 – Hamilton
2018 – Hamilton
2017 – Hamilton
2016 – Rosberg

Agora vejam só, se voltarmos mais 10 anos, até 2006. Temos os seguintes Campeões: Alonso, Raikkonen, Hamilton, Button, Vettel, Vettel, Vettel, Vettel, Hamilton e Hamilton. Em 20 anos tivemos 7 títulos do Lewis, quatro do Vettel e mais quatro do Verstappen. Três pilotos venceram 15 títulos.

Outro número interessante. Nesses 20 anos foram 10 títulos para motores Mercedes, cinco para motores Renault, quatro para motores Honda e um para o motor Ferrari. Norris chega ao topo do mundo após 8 anos em que dois pilotos apenas venceram, e nos últimos 20 anos ele é o oitavo a conseguir tal feito. Para poucos.

2026 será um ano de mudanças gerais. Muda chassis do carro, muda o motor. Regulamento de forma geral. Se ele vai ter um bom carro para defender o seu título é difícil dizer, logo é bom aproveitar esse tempo de “férias” para comemorar, logo logo em janeiro tudo já volta a ser disputa e você é sempre tão bom quanto o seu último resultado.