Publicado originalmente dia 7 de março de 2016 no Blog antigo.
Eduardo Falcone, simplesmente Edu, ou Edu da Kuka, ou ainda o Seo Kuka. Agora, meio afastado que estava do esporte, há tempos não me ligava, mas de tempos em tempos eu via o prefixo (11) no meu celular enquanto tocava e era quase certeza de que era ele ligando. Eu dizia “Alô” e ele dizia “Edu, da Kuka”, com aquela voz grave de advogado sério que ele tinha. Eduardo Falcone era o Clark Kent, Seo Kuka era o Superman.
Pelo agility ele era fanático, tantas madrugadas torcendo pelo Brasil, quando as transmissões dos mundiais e américas e caribe eram precárias. Parecia futebol. Ele me ligava, mandava email, e torcia até pelos concorrentes. “Você viu aquele Shetland da Alemanha?”. E os Shetlands eram outra paixão. Se você tivesse um Shetland você tinha um torcedor. Para ele o Border Collie era um ser inferior, todas as raças eram. Só os Shetlands eram bons. Se o Shetland não era tão rápido para bater um Border a culpa era do condutor que não sabia o que fazer com o potencial.
Uma figura. Nunca haverá outro cara como ele em nosso esporte.
Quando do falecimento do seu filho, uns anos atrás, ainda se recuperando da perda, chegou pra mim em uma prova, colocou a mão no bolso e tirou uma miniatura de um Fusca da Matchbox da década de 70. “Vou deixar com você, porque sei que você vai cuidar. Encontrei dentro de uma mala de brinquedos do meu filho, guardada há sei-lá quantos anos”.
Eu disse “não sei o que dizer”.
Foram muitas as vezes que recebi mensagens dele de força, ou com um elogio, ou mesmo pessoalmente em uma prova “legal essa pista”, “tá bom o teu cachorro”… enfim, era uma pessoa diferenciada, um amante do esporte, com muitas histórias pra contar e sempre com uma palavra de apoio, porém era um torcedor apaixonado, capaz de amar e odiar na mesma intensidade em questão de segundos.
Vai em paz meu amigo, foi um prazer ter compartilhado tudo o que compartilhei contigo no Agility e um dia a gente se encontra novamente, ai você me xinga por eu não ajudar o cachorro dentro de pista.