(nessa longa estrada da vida…/Gravataí 26 graus) Eu não me permitiria mais falar sobre o que precisa ser feito pra melhorar a situação dessa temporada que não agradou muita gente, porém sabe como é né? Não vamos falar daquilo que praticamente já passou, mesmo não tendo terminado. Falta ainda a Seletiva 2018 que ganhou uma importância gigante, mas também começou a selecionar antes mesmo de acontecer.
Campeonato Brasileiro – tem que valer alguma coisa, não pode ser simplesmente ocorrer sem um ponto alto. Algo que não pegou bem foram os descartes. Porque quando todas as provas foram em São Paulo durante algum tempo não havia como justificar uma falta. Aí quando vimos lá longe provas em Pernambuco e Paraná, também vimos uma boa saída para não estar em um lugar ou outro. Faria mais sentido, se o Brasileiro desse vagas para o Mundial.
É simples, se valer vaga pro Mundial, mesmo que eu ache que não devemos dar tanto valor pra competição, os condutores mais graduados mostrarão interesse. E eles são referência. Muita gente dá valor pra isso e vai no vácuo. Tipo “se fulano vai eu vou também”. Ou ainda “eu queria ir, mas sozinho (a) não vou”.
Desconto – se fala muito em isenção, mas ela não existe há tempos já. Esse não deveria ter acabado, por um fato simples, ajuda muito nas viagens. A justificativa é que as provas fora de SP teriam que dar muito desconto. Mas que diferença fez esse ano? Nenhuma. Em Pernambuco a maioria dos competidores era de lá, a grande maioria. O mesmo ocorreu no Paraná.
Com desconto ou isenção eu vi muito mais gente em provas do Paranaense antigo do que no BR. Supondo que 50% de desconto seja dado para duplas “estrangeiras”. Pra voltar ao que era antes e dava ótimo resultado, em alguns casos 45% dos duos eram de fora. O que é melhor 100% de 10 ou 50% de 20?
Minha visão nem sempre é a mais clara, porém imagino que queremos ver um agility maior, a segunda opção é melhor.
Eu até abriria para que cada organização colocasse o valor no desconto maior, caso consiga por exemplo um patrocínio. Ou ainda, não aumenta o desconto, mas coloca um brinde pros inscritos. Uma camisa, caneca, sei eu. Eu acho que isso faria um grande sucesso. Outra ideia: as primeiras 50 inscrições ganham camisa. Poutz, seria tri, ver a correria pra inscrever.
Incentivo – uns tempos atrás, não lembro exatamente quando, os iniciantes tinham isenção de seis meses nas inscrições e carteira de trabalho, que agora virou licença de agility, nome criado não entendi até hoje pra que, já que no texto sobre isso no site no primeiro parágrafo diz “para obter a carteira de trabalho eletrônica…”. Enfim, não é esse o assunto.
Mas esse incentivo era ótimo pro agility. Equivalente ao motivacional que foi as medalhas por qualificação, não mais por posição. Pra quem não está tão por dentro antes ganhava premiação do 1º ao 5º lugar. Agora ganha quem faz Excelente Zerado, Excelente e Muito Bom, equivalentes ao Ouro, Prata e Bronze. Esse foi um baita acerto, porque acabou com dois problemas.
Quando acabou o número de inscritos caiu vertiginosamente.
Ah, mas seis meses é demais, ok, talvez seja, depende muito do local onde a pessoa está competindo e da época. Vamos supor, aqui pro Rio Grande do Sul 6 meses não é muito. Porque o sujeito vai em uma prova e demora três meses pra ir novamente. Então talvez tenha a opção de competir duas vezes sem pagar.
Ou então entre dezembro e fevereiro, época com poucas provas. Três meses seria pouco. Eu colocaria um prazo de 4 meses para todos. Seria justo. Ah, mas aumenta o custo e diminui a arrecadação. Olha, isso se chama plantar e cuidar, pra colher no futuro;
Mais informação – aí entra um ponto que muita gente reclama, mas que com o tempo a gente acaba se acostumando. Aqui eu escrevi sobre isso. Pra renovação da carteira são três semanas antes que você tem que solicitar, algo que eu acho muito justo. Você não pede renovação da sua carteira de motorista um dia antes de vencer, esperando que a nova vá chegar amanhã. No entanto as informações das provas precisam estar disponíveis com mais antecedência que o fechamento da solicitação das licenças.
Precisamos pensar que nem todos são esses velhos e rodados. Quem chega agora precisa encontrar onde ficar, como chegar, saber os custos da prova. Aí vamos fazer alguém pagar antes mesmo de saber se vai competir. E isso já aconteceu muitas vezes. Algumas até com condutores mais experientes.
Isso aumentaria a credibilidade da instituição.
Porém não apenas nesse ponto, eu sempre acho que tudo deve ser compartilhado no site. Tudo deve ser discutido. Sabemos que muitas vezes falta um pouco de respeito pelos que estão na CBA, mas também sabemos que precisamos ser respeitados. Então quando se aventar qualquer mudança, seria mais legal mostrar “olha estamos pensando em fazer isso, aquilo e aquele outro”, e não apenas trocar no regulamento e jogar lá falando “LEIA!”.
Sim, todos deveriam ler todos os regulamentos, inclusive e principalmente o de árbitros. Condutores deveriam saber mais sobre os julgamentos. Porém sabemos que nem pro manual do celular as pessoas dão valor. Imagina pra um regulamento de um esporte que você está cansado de praticar.
Acho que por enquanto seria isso. Ao meu ver, é mais um voltar atrás uma temporada. E a partir daí tentar melhorar o esporte. Listei isso não porque alguém vai dizer que eu só critico e não dou nenhuma sugestão.